Notícias

07 de Outubro de 2015 as 17:35

Pantaneiro compartilha alegria em ter visão restab

|
Compartilhe:

Seu Sebastião testemunhou como a Caravana da Saúde devolveu a visão do olho 

Seu Sebastião comemorou realização de cirurgia
Seu Sebastião comemorou realização de cirurgia

Corumbá (MS)- O projeto Caravana da Saúde que está sendo realizada pelo Governo do Estado em parceira com as prefeituras do municípios sul-mato-grossenses, vem transformando a vida de inúmeras pessoas que durante anos aguardavam a oportunidade para se submeter a cirurgias oftalmológicas. De acordo com dados divulgados pelo Governador Reinaldo Azambuja, um total de 17 mil pessoas em todo estado aguardavam por uma vaga pelo Sistema Único de Saúde e assim realizar o procedimento que pode devolver a nitidez da visão a pessoas que com o passar dos anos tenham sido afetados pelo distúrbio da Catarata.

Realizando até 2014 uma média de 1200 cirurgias por ano neste segmento, Azambuja ressaltou que antes da Caravana da Saúde seriam necessários pelo menos 17 anos até que a fila de espera fosse totalmente atendida. “Um dos objetivos principais da Caravana da Saúde é justamente em pouco mais de um ano, zerar essa fila de espera que, se fossemos manter o ritmo dos governos anteriores, levaríamos no mínimo 17 anos até atender toda esta demanda. E este é nosso objetivo, zerar a fila de espera e ao mesmo tempo fortalecer a saúde regional desafogando a procura por especialidades e promovendo uma restruturação desses centros regionais que poderão desafogar a procura por atendimento na capital”, concluiu Azambuja.

Testemunho

Em Corumbá, uma das inúmeras pessoas que foram beneficiadas com a passagem da Caravana da Saúde e das cirurgias Oftalmológicas foi seu Sebastião de Souza Brandão, pantaneiro e um dos precursores na fabricação da tradicional viola de cocho, passou pelo procedimento em sua vista direita e em menos de 24 horas após o procedimento compartilhou a alegria em ter novamente a visão restabelecida.

“Isso aqui é uma coisa muito linda, essa grande oportunidade que a Caravana da Saúde, o governador e todo esse povo aqui está nos proporcionando. Eu estava ontem enxergando bem apenas do lado esquerdo, agora eu estou hoje (sábado), enxergando todos vocês perfeitamente também com meu lado direito”, afirmou o pantaneiro que em forma de agradecimento presenteou Reinaldo com uma miniatura da viola de cocho feita por ele.

Fonte: Folha MS

Tag3